Ortopedia Funcional dos Maxilares
Ortopedia Funcional dos Maxilares
A Ortopedia Funcional dos Maxilares está especialmente indicada para aqueles pacientes que estão em crescimento, ou seja, crianças e adolescentes.
Casos como protrusão maxilar, retrusão ou prognatismo mandibular e também casos onde há problemas posturais e funcionais na língua, lábios e também na mastigação podem se beneficiar dessa terapia.
Como funcionam os aparelhos?
Os aparelhos ortopédicos funcionais agem basicamente no reposicionamento das bases ósseas maxilares e contribuem para estimular, inibir ou redirecionar o crescimento ósseo, podendo agir também na regulação das funções orais.
Qual aparelho ortopédico funcional é mais adequado?
Há muitos tipos de aparelhos ortopédicos funcionais e o Ortodontista, mediante um minucioso exame clínico (físico) e radiográfico do paciente, colherá todas as informações para definir qual deles está mais indicado para o caso. Há inclusive aparelhos ortopédicos que são indicados para adultos que possuem Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).
A Ortopedia Funcional dos Maxilares, bem como a Ortodontia em geral, não raro podem necessitar da ajuda de outras especialidades como a fonoterapia e a otorrinolaringologia, para abordar o caso de uma maneira mais completa e efetiva.