Profilaxia Dental
Profilaxia Dental
A profilaxia dental é a limpeza dos dentes realizada no consultório pelo cirurgião dentista. Pode incluir a remoção de tártaro ou não – procedimento denominado raspagem dentária ou tartarectomia.
A limpeza dental profissional não substitui a escovação e o uso do fio dental diários, entretanto, pode ser uma ótima maneira de contribuir para a saúde dos seus dentes, da boca e até mesmo da saúde geral, pois já é sabido que há muitas doenças, até mesmo muito graves, que podem ser desencadeadas pelas bactérias presentes na boca e que adentram o nosso organismo.
Quais problemas podem ser amenizados por meio da limpeza periódica dos dentes?
A limpeza profissional periódica dos dentes possui o objetivo de remover a placa bacteriana acumulada. A placa bacteriana começa a se organizar a partir do biofilme que se forma com a aderência ao dente de partículas proteicas soltas na saliva. O biofilme uma vez instalado, se forma um lugar excelente para a colonização de bacterias e quando isso acontece, ele passa a se chamar placa bacteriana.
Existem vários fatores que favorecem a formação da placa bacteriana:
-
Alimentação muito rica em carboidratos;
-
Escovação insuficiente ou ineficaz realizada ao longo do dia;
-
Condição de apinhamento dentário que dificulta a escovação, etc
Sendo a placa bacteriana a responsável por causar tanto a doença cárie quanto outras doenças que acometem, principalmente a gengiva, a limpeza dos dentes, de forma periódica, reduz as chances de que você necessite:
-
Restaurar ou tratar o canal de algum dente devido à cárie que se instalou;
-
Fazer um tratamento mais extenso em virtude da perda de dentes;
-
Cuidar da sua gengiva em profissional especializado, por meio de procedimentos mais complexos e mais dispendiosos, etc
Como é o procedimento de remoção de tártaro?
O tártaro ocorre quando a placa bacteriana não removida durante a higienização se torna calcificada pela deposição de partículas de sais minerais presentes na saliva.
Por esse motivo, o tártaro não pode ser removido pelo paciente com a escovação e o uso do fio dental durante sua higiene diária. Mas como esse procedimento é realizado pelo cirurgião-dentista? Respondendo à pergunta, o método envolve este passo a passo:
-
o dentista, após verificar a ocorrência de tártaro, usa o ultrassom para remover a parte mais calcificada e supragengival do tártaro;
-
depois, o profissional faz a raspagem de resíduos, inclusive os que estiverem numa situação subgengival, com instrumentos específicos;
-
por fim, os dentes devem ser polidos, para apresentarem uma textura mais lisa, que evite a formação de uma nova camada de tártaro.
Ao final da consulta, o profissional deve indicar a frequência com que o paciente deve fazer a limpeza profissional nos dentes, além de orientá-lo sobre uma possível mudança de hábitos alimentares e sobre o tipo de escova dental e de técnica de escovação e uso de fio dental mais adequada.