prof-22.jpg

Profilaxia Dental

Design sem nome-7.jpg

Profilaxia Dental

A profilaxia dental é a limpeza dos dentes realizada no consultório pelo cirurgião dentista. Pode incluir a remoção de tártaro ou não – procedimento denominado raspagem dentária ou tartarectomia.

A limpeza dental profissional não substitui a escovação e o uso do fio dental diários, entretanto, pode ser uma ótima maneira de contribuir para a saúde dos seus dentes, da boca e até mesmo da saúde geral, pois já é sabido que há muitas doenças, até mesmo muito graves, que podem ser desencadeadas pelas bactérias presentes na boca e que adentram o nosso organismo.

b3FLTqH.jpg

Quais problemas podem ser amenizados por meio da limpeza periódica dos dentes?

A limpeza profissional periódica dos dentes possui o objetivo de remover a placa bacteriana acumulada. A placa bacteriana começa a se organizar a partir do biofilme que se forma com a aderência ao dente de partículas proteicas soltas na saliva. O biofilme uma vez instalado, se forma um lugar excelente para a colonização de bacterias e quando isso acontece, ele passa a se chamar placa bacteriana.

Existem vários fatores que favorecem a formação da placa bacteriana:

 

  • Alimentação muito rica em carboidratos;

  • Escovação insuficiente ou ineficaz realizada ao longo do dia;

  • Condição de apinhamento dentário que dificulta a escovação, etc

 

Sendo a placa bacteriana a responsável por causar tanto a doença cárie quanto outras doenças que acometem, principalmente a gengiva, a limpeza dos dentes, de forma periódica, reduz as chances de que você necessite:

 

  • Restaurar ou tratar o canal de algum dente devido à cárie que se instalou;

  • Fazer um tratamento mais extenso em virtude da perda de dentes;

  • Cuidar da sua gengiva em profissional especializado, por meio de procedimentos mais complexos e mais dispendiosos, etc

Como é o procedimento de remoção de tártaro?

O tártaro ocorre quando a placa bacteriana não removida durante a higienização se torna calcificada pela deposição de partículas de sais minerais presentes na saliva.

Por esse motivo, o tártaro não pode ser removido pelo paciente com a escovação e o uso do fio dental durante sua higiene diária. Mas como esse procedimento é realizado pelo cirurgião-dentista? Respondendo à pergunta, o método envolve este passo a passo:

  1. o dentista, após verificar a ocorrência de tártaro, usa o ultrassom para remover a parte mais calcificada e supragengival do tártaro;

  2. depois, o profissional faz a raspagem de resíduos, inclusive os que estiverem numa situação subgengival, com instrumentos específicos;

  3. por fim, os dentes devem ser polidos, para apresentarem uma textura mais lisa, que evite a formação de uma nova camada de tártaro.

Ao final da consulta, o profissional deve indicar a frequência com que o paciente deve fazer a limpeza profissional nos dentes, além de orientá-lo sobre uma possível mudança de hábitos alimentares e sobre o tipo de escova dental e de técnica de escovação e uso de fio dental mais adequada.

image036.jpg

Venha transformar o seu sorriso conosco!

DSC_3273.jpg